Dev Doido.

Express vs Fastify | Qual é o melhor?

Gustavo Miranda
Gustavo Miranda
- ... visualizações

Introdução

Você já procurou saber como iniciar no desenvolvimento backend com Javascript e se deparou com a dúvida sobre onde começar? Quais frameworks utilizar ou como subir uma API REST com conhecimento zero do assunto? Provavelmente dois caminhos foram-lhe apresentados, Fastify e Express. Mas o que são esses frameworks? E qual a diferença entre eles?

Fastify é um framework web minimalista para Node.js que se concentra em velocidade e facilidade de uso. Ele é projetado para ser rápido e simples de configurar, e inclui recursos como suporte para rotas, plugins e middlewares.

Já o Express é um framework web popular para Node.js que oferece uma série de recursos para desenvolvimento de aplicações web e APIs. Ele oferece suporte para rotas, middlewares, e muitos outros recursos como o suporte para várias views engines, e é considerado uma das opções mais consolidadas no mundo javascript.

Mas quem ganha essa disputa?

Analisando ponto a ponto podemos tirar algumas conclusões:

  1. Simplicidade: O Fastify é projetado para ser mais simples de usar e entender do que o Express. Ele tem uma estrutura de código mais limpa e menos abstrações do que o Express. Ponto pro Fastify

  2. Extensibilidade: O Fastify é mais flexível e fácil de estender do que o Express. Ele tem uma arquitetura de plugin mais avançada e menos limitações de configuração. Ponto pro Fastify

  3. Suporte ao TypeScript: O Fastify tem suporte nativo ao TypeScript, enquanto o Express precisa de um pacote adicional para dar suporte. Ponto pro Fastify

  4. Segurança: O Fastify tem opções de segurança embutidas, como proteção contra ataques de negação de serviço (DoS) e verificação de tipo de conteúdo. Ponto pro Fastify

  5. Desempenho: O Fastify é projetado para ser mais rápido e eficiente do que o Express. Isso é devido ao uso de um mecanismo de roteamento interno e às opções de configuração avançadas.

  6. Documentação e comunidade: O Express é uma biblioteca mais antiga e bem estabelecida, com uma grande comunidade e uma vasta quantidade de documentação e exemplos disponíveis. Ponto pro Express

Conclusão

Em resumo, o Fastify é uma opção mais rápida, simples e flexível do que o Express, com suporte nativo ao TypeScript, opções de segurança embutidas e menos limitações de configuração. No entanto, o Express é uma opção mais estabelecida e bem documentada, com uma grande comunidade e uma vasta quantidade de exemplos disponíveis. Depende do que você precisa para o seu projeto escolher o que é melhor para você.

Foi analisando cada ponto que eu decidi utilizar o Fastify no meu projeto de agendamentos online do meu bootcamp CrazyStack Node.js. Nele eu aplico na prática conceitos avançados como Design Patterns, Clean Vertical Sliced Arch, TDD e DDD além de Testes unitários, e de integração.

Na primeira parte você aprende a construir uma API REST Nodejs. São criados casos de uso envolvendo regras de negócio complexas como listagem de horários disponíveis, geração de pedidos a partir de agendamentos efetivados, sistema de fidelidade,avaliações dos clientes e mais. Na segunda parte você vê na prática o uso do Fastify colocando o servidor no ar configurando as rotas.

Tudo feito em Typescript e utilizando o banco de dados não relacional MongoDB. São mais de 2 mil testes unitários e de integração que cobre cerca de 90% do código do projeto. Outro diferencial são os geradores de arquivos que permitem a geração de CRUD dinâmico seguindo uma programação orientada a modelos.

Dê profundidade ao seu Typescript a partir de agora. USE O CUPOM JANEIRODOIDO e ganhe 55% de DESCONTO!!

Viaje nessa loucura!!

CLIQUE AQUI

LINK DO REPOSITÓRIO