Dev Doido.

A verdade sobre os bootcamps de programação

Gustavo Miranda
Gustavo Miranda
- ... visualizações

Os grandes criadores de bootcamps de programação sabem que as pessoas tendem a desejar mais um curso quando ele é exclusivo ou limitado por tempo. Ficar de fora causa um certo desconforto, e deixar uma oportunidade tão boa e tão atraente passar causa o arrependimento de ter que esperar até a abertura da turma seguinte.

É por isso que os anúncios desses bootcamps normalmente possuem algumas características:

  1. Um tempo específico e curto, algo entre 1 e 2 semanas;
  2. Um número limitado de vagas;
  3. Um lembrete chato e constante informando que as vagas vão acabar, o preço vai subir e o mundo vai explodir se você não comprar. Principalmente se você fornecer seu email de bandeja em algum input.

Isso se chama escassez artificial. A pessoa está vendendo o acesso a um curso filmado, mas não existe uma limitação física que justifique quaisquer restrições. O que existe é um jogo agressivo de estímulo ao consumo.

E se você pegar cada conteúdo "exclusivo" de cada turma e comparar vídeo a vídeo, código a código, a única coisa que muda é a própria regravação de projetos similares que inserem uma coisa ou outra. Na essência o conteúdo é idêntico. A metodologia é a mesma, o estilo de ensinar do instrutor continuou o mesmo. É como faz uma empresa de um certo jogo de futebol que vende todo ano o mesmo jogo mudando as cores, layout e alguns detalhes cobrando o mesmo preço cobrado do ano anterior.

Corre, se não você vai ficar de fora; Esse preço é só para quem comprar até amanhã, depois vai ficar mais caro; Essa é a última turma (não é); Vagas esgotadas! Opa, liberamos mais 2 dias de inscrição, mas vem rápido!

Jogar com o medo de ficar de fora, com a escassez e a urgência de perder a novidade e a exclusividade são as estratégias mais apelativas e exploradas nesse mercado. Sem falar naquele discurso de que você vai começar a receber em dólar ou euro se fizer tal bootcamp, e que o curso vai te dar de bandeja um portfólio respeitado que vai encantar recrutadores.

Em meio a tantas opções de bootcamps disponíveis, muitos vão ficando pra trás no meio do caminho, e inevitavelmente se tornam manjados e obsoletos. E quanto mais difícil for vender um curso desse num mercado lotado de novidades, mais agressivo o anúncio precisa ser. A compra que deveria ser uma escolha racional e feita com calma torna-se totalmente emocional e impulsiva.

A maioria deles prometem transformar o aluno num ser supremo que passa em qualquer entrevista de emprego das grandes big techs mundiais como Google, Facebook, Twitter, Uber, Amazon, etc. Prometem mundos e fundos pras pessoas que querem alavancar suas carreiras, e no final a pessoa não consegue ser chamada pra big tech nenhuma, restando batalhar por espaço em empresas médias e startups emergentes.

Sem falar na bizarrice que é você fazer um financiamento do que chamam de Modelo de sucesso compartilhado. Você conclui o curso, e eles (como bons cavalheiros que são) te ajudam a encontrar um emprego na área, mas logo em seguida te dão de brinde uma bela dívida pra pagar.

Mas e o seu bootcamp DevDoido?

Não vou mentir a você, eu com o bootcamp CrazyStack quero ter um número significativo de alunos adquirindo meu curso e transformando suas vidas. Mas não é com táticas agressivas de marketing que eu quero chegar nesse objetivo. Não é prometendo o que eu não posso cumprir e nem limitando o número de vagas pra vender mais. E é por isso que eu ofereço meu curso de forma vitalícia e ilimitada. Sem turmas, sem restrições de tempo, sem promessas infundadas e sem variações malucas de preço. Tudo oferecido em uma única turma perpétua e de início imediato.

A ideia não é maquiar o projeto da turma atual pra regravar na turma seguinte mudando um detalhe ou outro. O mercado de software não funciona assim. Na vida real uma empresa pra sobreviver constrói um software e vai evoluindo ele continuamente. Tanto que não é raro ver por ai software legado com mais de 5 ou 10 anos de história que até hoje sofre alteração.

E é através desse curso que eu quero seguir a mesma linha: construir e refatorar continuamente um grande projeto de software que entrega valor REAL aos seus usuários.

Será um curso atualizado constantemente com base num grande projeto open source colaborativo, os alunos são incentivados a contribuir com esse projeto através de pull requests que serão analisados e incrementados ao longo do tempo. Mais vale uma contribuição com um pull request num projeto open source do que uma cópia sem mudança alguma de algum projeto alheio.

Sobre suporte

Como o número de alunos é ilimitado e eu sou uma pessoa só, não irei prometer acompanhamento 100% de todas os alunos a todo o tempo. Mas farei o meu melhor pra auxiliar meus alunos durante a jornada em quaisquer dificuldades encontradas. Inclusive essa é a justificativa usada pelos grandes players de bootcamps por ai. Estamos limitando as vagas pra oferecer suporte 24h exclusivo por aluno. Pegamos na mãozinha do aluno e vamos guiando ele rumo ao sucesso da carreira dele. Na minha opinião a carreira do aluno é responsabilidade dele, a minha é apenas transmitir conhecimento e despertar o pensamento crítico no processo de desenvolvimento de software.

Sobre o projeto

O projeto é um sistema de agendamentos online focado em serviços de beleza, mas que pode ser utilizado pra qualquer domínio de negócio que tenha agendamento como uma das funcionalidades principais. Como tecnologia iremos utilizar Nodejs(MongoDb), React (Next.js) e React Native (Expo). Não irei engrandecê-las dizendo que essas tecnologias são utilizadas em big techs como Facebook, Airbnb, Nubank, Instagram e outras. Na minha opinião tecnologia é só um meio de entregar valor pro usuário final. Existem inúmeras por ai que resolvem os mais diversos problemas, se empresa x ou y usa tal stack não importa. Até porque o curso não vai ensinar você a levantar um unicórnio do dia pra noite com o projeto ensinado.

O CrazyStack já está disponível ?

SIM, CLIQUE AQUI